segunda-feira, 2 de maio de 2011

Assisti Na Semana: Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador

Eu não ia me apresentar mas, como todos até agora durante a vida deste post fizeram isso, meu nome é Celine. A garota mais bonita do blog, com apenas 20 anos e nenhum tempo para estudar, porque eu não quero. Trabalho com o Botelho, agora trabalho nesse blog pra Jesus, estudo com o Bruno e dou umas idéias no Magal para ele parar com as declarações perturbadoras do primeiro post. Então já dá pra saber como eu entrei aqui.

Bonnie: "Eu nem sempre fui assim..."
Becky: "...Er, bem, eu nem sempre fui assim."

Embora você não possa escolhê-la, a família é um grupo de pessoas do qual você não pode ser afastado. Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador ou literalmente O que Gilbert Grape está comendo?/O que está comendo Gilbert Grape? (What's Eating Gilbert Grape?) é uma prova disso. E uma prova também de que os clássicos underground do corujão como Thelma e Louisie, Clube da Luta e Janela Secreta merecem serem vistos.

Endora Iowa é o doce lar da família de uva Grape, que é composta pelo irmão mais velho / figura paterna / muito bonito Gilbert Grape (Johnny Depp), a irmã passiva mais velha Amy Grape (Laura Harrington), o irmão com problemas mentais Arnie Grape (Leonardo DiCaprio), a irmã mais nova e rebelde Ellen Grape (Mary Kate Schellhardt), e a mãe obesa Bonnie Grape (Darlene Cates). O filme começa com Gilbert nos apresentando a sua família, e desde o início, podemos dizer que ele a ama com todo seu coração, mesmo que anseie por algo mais, e que às vezes queira que Arnie morra, sua mãe emagreça e sua irmã mais nova cresça. O problema é ter que ser responsável por tudo após a morte de seu pai, que se enforcou por volta de 15 anos atrás.

Como o nome supõe, o filme é sobre Gilbert, sobre a sua luta contra seus sentimentos, mas isso não faz com que os outros personagens passem desapercebidos. A irmã mais velha Amy cuida de Bonnie, a mãe, e faz as coisas que ela faria se pudesse. Ellen é rebelde e um pouco rude, obviamente de olhos fechados para os problemas de sua família. E Arnie é, bem ... Arnie. O cara que pode morrer a qualquer momento, e que diz com a sinceridade mais doce do mundo, que sabe que é um milagre. E não podemos esquecer da cidade, que é um personagem a parte com seus olhos sempre em cima de Gilbert e de sua família. E enquanto Gilbert tenta equilibrar a sua família, as entregas do supermercado onde trabalha, e Arnie, pelo qual é apaixonado loucamente na maioria dos dias, aparece Becky (Juliette Lewis, que apesar da personagem parecer incrivelmente com a mesma de Simples Como Amar, não é a deficiente da vez), tão simples como todos deveriam ser e não são, que é impossível descrevê-la.

What's Eating Gilbert Grape não tem reviravoltas mostruosas, mas também não pode ser considerado uma filme parado. É sim uma bela sequencia de cenas que consegue passar para a tela tudo o que se passa dentro de Gilbert. Para a família Grape, Gilbert sabe viver por conta própria, e Arnie por conta dele, o que fica tão claro e tocável na cena em que...bom, na cena em que isso acontece e que é impossível não perceber.

What's Eating Gilbert Grape? Talvez seja uva, talvez não.

5 comentários:

  1. Leonardo DiCaprio em um dos únicos bons papeis que fez sem a direção do Scorsese.

    E ESSA MUSICA DO DEPECHE MODE... OMG!

    ResponderExcluir
  2. A Camila te disse que era fantástica!

    ResponderExcluir
  3. Bem vinda ao Blog também!
    gostei do texto... ficou bem interessante... usou bastante sua opinião.
    Eu não conheço o filme, na verdade nem faço idéia de que filme seja esse, mas parece legal rsrs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Ellen, digo... Celine kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. De fato é um clássico do curujão Celine, eu assisti quando era bem novo (faz muuito tempo).

    Muito bom o filme, não deixem de assistir quando surgir a oportunidade.

    ResponderExcluir