sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eu Assisti: Foi Apenas Um Sonho

O post dessa semana seria sobre Água Para Elefantes, mas eu literalmente esqueci ele em casa. Então como eu não pretendo postar sobre qualquer filme, na falta de uma estréia, vai um que deveria se tornar um clássico: Foi Apenas Um Sonho (Revolutionary Road).

Quando decidi assistir Foi Apenas um Sonho, eu esperava só mais uma história de amor. Mas eu devia ter previsto que o reencontro de Jack e Rose seria mais que isso. E foi.

Frank (Leonardo DiCaprio) é gerente em uma empresa que odeia trabalhar. April (Kate Winslet) é aspirante a atriz mas logo no começo do filme seus planos são frustrados. Eles e seus filhos se mudam para a uma casa em Revolutionary Road e o filme passa todos os conflitos ali existentes, os quais se eu comentar, não poderia passar uma impressão tão perfeita como o filme. E tem o John (Michael Shannon). O filho com problemas mentais da senhora que alugou a casa para a familia de Frank e April. Não dá pra dizer que ele é excêntrico, porque ele passa desse limite com folga. Ele é sincero.

Os diálogos são intensos, e o filme tem densidade. Não existem momentos de emoções extremas. E também não tem muita história. É um drama feito com perfeição. Por que nós trabalhamos no que não gostamos? Talvez a resposta não seja a mais correta, mas no caso de Frank o motivo é simples. Porém quando aparece April com seus planos para que Frank descubra o que realmente quer fazer, Frank percebe que talvez possa encontrar algo em que seja bom.


O comportamento diverso dos dois em relação a vida é o resumo dos seus problemas. O filme não funcionaria tão bem se não tivesse três ótimos personagens e atores: Frank, April e John. Fazer o papel de linda e apaixonante não dever ser difícil para a Kate Winslet (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), mas quando sua personagem começa a ser ela mesma, Kate ganha quem quer que esteja assistindo. Eu vi um filme bem amarrado, com laços bastante discretos, como os vizinhos, e a secretária, que surgem apenas como catalisadores para o que precisava acontecer.

O título, o pôster, o par, tudo levava a crer que Foi Apenas Um Sonho seria mais um filminho bobo de 90 minutos e final previsível. Trata-se, na verdade, de um belíssimo drama sobre perdas e danos que dura 120 minutos e que não tem um final previsível, e sim um final tão bem construído que dificilmente alguém vai ter coragem de reclamar.

Foi Apenas Um Sonho  5 Pipocas
Revolutionary Road, Sam Mendes, 2008

3 comentários:

  1. Vou confirmar, mas não tinha ouvido falar bem desse filme, porém, seu post é animador.
    Gostei da sua empolgação com o filme kkkkk

    ResponderExcluir
  2. A partir de agora vou me atentar a apenas dizer se gostei ou não do filme, já que fui censurada EM PLENO SÉC XXI, meu povo.

    Curti esse aí.

    ResponderExcluir
  3. HAUHAUAUHUA Não por favor, me conta tudo o que você acha foi uma vezinha só pls

    ResponderExcluir