domingo, 15 de maio de 2011

Eu assisti: Thor

Esse post já chega com certo atraso e você, leitor, provavelmente já leu de tudo sobre o filme do qual eu vou falar. Por isso, dessa vez eu quero ir um pouco mais longe na conversa. Bom, por isso e porque ao contrário dos últimos assuntos abordados (ballet, sexo e fantasmas), esse é um assunto no qual eu tenho mais experiência (...).

Thor (2011)



Já faz um certo tempo que eu espero pela chegada do Deus do Trovão aoscinemas. Quer dizer,ele nunca foi lá o meu super herói favorito no mundo da Marvel, mas eu tenho que reconhecer que o cara sabe como usar um martelo. Fui assistir com muita expectativa e, pra falar a verdade, um pouco de medo. O mesmo medo que eu tenho (e diminuiu, depois de ver Thor) de dar de frente com o Capitão América na telona: será que alguém consegue adaptar um cara fantasiado com "asinhas" na cabeça para o cinema e não torná-lo uma piada ou, considerando o mundo atual, uma vítima de bullying?


Se você não viu o filme e pensou nisso também, aqui vai um pequeno spoiler motivacional: CONSEGUIRAM. Thor, dirigido por Kenneth Branagh, conseguiu dar vida aos personagens dos quadrinhos com uma fidelidade estética e uma coragem incríveis. É difícil imaginar um Odin montado em um cavalo branco com um tapa olho dourado ou um Loki realmente "chifrudo" impondo o devido respeito, mas não acredito que alguém veja o filme e não leve a sério a coisa toda.


E a coragem na hora de transportar os quadrinhos para o cinema não pára por aí. Asgard por si só é um espetáculo. Ver a forma como conseguiram tornar a parte mais mirabolante (ou quase) da Marvel algo crível me faz pensar se os x-men poderiam ter sido feitos com os uniformes originais (ou ao menos parecidos) no cinema. Tudo bem que alguns personagens não ajudam (díficil dar vida a um Logan baixinho, bêbado, barbudo e vestido inteiro de amarelo-sol-dos-teletubies), mas depois do que vi em Thor, não duvido de mais nada


Agora, saindo da parte estética da coisa, o filme também tem uma grande qualidade. A história não é das mais intensas e envolve poucos acontecimentos "marcantes", mas serve muito bem ao papel de introduzir um dos Vingadores. Já vi muita gente questionando e não dá para negar que a "encurtada" na história deixa tudo um pouco superficial. Quer dizer, o Deus do Trovão cai na terra, conhece uma garota e, passou uma semana, já está apaixonado fazendo juras eternas... Mas espera, quem é a garota? NATALIE PORTMAN. Não acho que qualquer um aqui tenha o direito de questionar o cara, não é como se ele tivesse conhecido uma mulher qualquer, foi mais ou menos como encontrar uma deusa na Terra.


Mas falando sério agora, Natalie Portman encarna muito bem o papel de Jane, Chris Hemsworth faz um Thor espetacular (grosso e arrogante ou benevolente e heróico), Anthony Hopkins é o Odin perfeito, assim como Idris Elba no papel de Heimdall, mas a estrela maior do filme com certeza está no lado negro da força: Tom Hiddleston, o Loki, é a encarnação perfeita do mais querido Deus filho de um gigante de gelo dos quadrinhos (?!).


O ar cínico-inexpressivo-fracassado do irmão magrelo do Thor preenche todo o filme (e talvez até cubra algumas falhas) e nos faz (ou pelo menos me fez) esperar por cada cena em que apareça. Uma das melhores partes do filme, assim como é nas histórias mesmo, é o fato de não endeusar o Thor () demais, e nem fazer o mesmo com o Loki. Você percebe claramente o quanto o Thor é, ao mesmo tempo que o herói perfeito, uma analogia a todo tipo de jogador atlético de colegial querendo se exibir. E o Loki, mesmo sendo o vilão da coisa toda, ainda nos deixa com aquela vontade de torcer para ele. Afinal de contas, todo mundo já foi (ok, mais uma vez talvez tenha sido só eu) o nerd magrelo da história. Para a nossa sorte, é claro, nem todos nós tentamos matar os outros e nos saímos bem mais para a frente - ao contrário do Loki, que faz o papel do coiote eternamente atrás de um papaléguas loiro.


No geral o filme é excelente. Coloca um pouco de poder demais no Thor, na minha opinião, o que torna algumas lutas que poderiam ser muito interessantes meio imbecis. É o caso do Destruidor, que não aguenta 5 minutos de porrada com o Thor. Mas por outro lado, a cena mais intensa de combate do filme logo no começo surpreende na qualidade. Recomendo fortemente, seja você ou não um fã da franquia, e especialmente se você curtiu Homem de Ferro. Parece (finalmente) que a Marvel acertou a mão em uma linha de novos filmes de super herói e isso só me enche de esperança para as próximas estréias.Um último spoiler, e esse vai para os outros fãs dos quadrinhos/filmes, é que o filme está recheado de referências a outros personagens e isso por si só já torna a coisa mais divertida.


Quatro estrelas para o filme, que provavelmente não está mais em cartaz no cinema perto da sua casa, mas que vale a pena ver de novo depois. Mas calma, que eu ainda não acabei.


Antes de fechar o post da semana, quero comentar um outro assunto que me veio à cabeça nos últimos dias pós-Thor. Muita gente fala de adaptações dos quadrinhos para o cinema com um tom de crítica que eu, sinceramente, não entendo. É claro que não queremos ver alguns dos nossos heróis favoritos descaracterizados no cinema, como fizeram com o Deadpool (Mano, tiraram a sua boca!), mas algumas coisas são simplesmente necessárias quando se vai traduzir uma HQ para o cinema. A história do Thor, por exemplo, dificilmente poderia ser contada por completo - falando da sua identidade como Donald Blake - sem tirar parte da "agilidade" do filme. É simplesmente um preço que precisamos pagar, de vez em quando.




Como mensagem para reflexão da semana (não, isso não é mais uma das novidades do blog), vale a pena lembrar que os filmes não são necessariamente uma tradução exata dos quadrinhos, dos livros ou de qualquer outra coisa que os tenha originado. Com o devido respeito dado aos personagens, há de se admitir mudanças para tornarem a coisa mais dinâmica ou rentável. Em outras palavras, os caras também tem que fazer o deles e, dependendo de como é feito, a surpresa pode ser boa. Nessa época de preconceito contra todo tipo de coisa, eu faço um pedido aqui pelo fim do preconceito com as adaptações dos quadrinhos para os cinema. Bom, isso com as adaptações decentes, as outras a gente mete o pau mesmo.


De resto, fica só um abraço para todos. Estou de volta semana que vem, provavelmente em um post menos extenso e inspirado.
Thor  4 Pipocas
Thor, Kenneth Branagh, 2011

6 comentários:

  1. Chegou com muito atraso, nerd magrelo =P AHAUHAUHUA

    Cara, não entendo naaaaaada de quadrinhos, e pra falar a verdade só conhecia a história do Thor pela mitologia mesmo, nem sabia que tinha Marvel no meio antes de você falar! Mas mesmo não sabendo de naaada, tua resenha me fez ficar curiosa (sem contar que eu ri). Agora eu quero assistir o filme!
    (Quero ver o Anthony Hopkiiiins!)

    Mas agora admite, vai - você não foi assistir com medo de preconceito nenhum. Tava com medo era do trailer, porque você morre de medo de "filme de alienígena", né AHAHUAHUAHUA

    xx

    ResponderExcluir
  2. Cara, também gostei mto do filme.
    Eu não sabia nada sobre o Thor, a não ser
    que ele carregava um martelo e um escudo americano (senti falta do escudo), e mesmo assim, sem essa visão de fã, foi um filme pra ficar entre os melhores filmes de super-herói que eu já vi...

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos o atraso valeu a pena hein Magal,
    sensacional o post, não poderia ser feito por qualquer outro integrante do Blog.

    E como voce mesmo disse, o filme é incrivel e mesmo nao sendo fã da franquia vale muito a pena assistir.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do Post! não vi o filme ainda e tenho a idéia de de vê-lo em DVD.
    Sabemos que o filme não será uma cópia do HQ. Não há dúvida, o filme pode ser bom mesmo assim. Mas aqueles que tem um certo apreço pela história em si costumam se decepcionar, pois, geralmente é nesse ponto que temos o problema.
    Concordo que não podemos ter preconceito com o filme e devemos dar uma chance, mas se decepcionar com a mudança é inevitável.
    Não significa que o Filme é ruim, pelo contrário, o filme pode ser bom e a pessoa por conhecer a história, não gostar, como vi ali em cima no 'Não assista', X-Men Origens - Wolverine, que foi criticado por não seguir o HQ.

    A decepção é altamente possível .

    ResponderExcluir
  5. Tem outra Ana no blog agora, ai meu deus.

    O melhor do filme com certeza é o Loki e toda a sua psicologia mesmo. Vou continuar torcendo por ele em Vingadores.

    ResponderExcluir
  6. Bom, adorei o filme.

    Filme simples e de qualidade. Cast perfeito, imagens lindas e ótimas cenas. Espero que tenha a sequência.

    Só acho muito chato gente que fica comparando Thor com Homem de Ferro. Filmes super diferentes. Não tem como comparar.

    E concordo com a Celine. Loki foi o melhor do filme e com certeza terá minha torcida em Vingadores (gosto do Thor tb mas...).

    ResponderExcluir