quinta-feira, 19 de maio de 2011

Eu Assisti: Toy Story 3

Aproveitando a onda Review que rola nesses ultimos dias no Blog, vou comentar também sobre um filme que foi indicado ao Oscar e levou prêmios:

Melhor Filme  Indicado
Melhor Roteiro Adaptado  Indicado
Melhor Filme de Animação  Vencedor
Melhor Canção Original         Vencedor
Melhor Edição de Som Indicado

Só isso já o credencia a estar no Post, mas o que vem a seguir é mais do que isso.

Toy Story 3 
A primeira sequência da Pixar é também a primeira trilogia. É a Maior bilheteria de animação de todos os tempos. Está no Top 10 bilheterias de todos os tempos.
Uau, os números são impressionantes e nem são todos, são só uma amostra do sucesso que é esse Filme.

Os números são importantes, são fatos que representam em dados o valor da animação, mas, não conseguem transmitir nada do que se sente ao assistir ao longa. Uma franquia que poderia muito bem ter ficado como estava, já que as outras produções da Pixar rendem um bom valor sempre, então não se colocaria em risco a reputação do pioneiro por conta de Dólares.
O filme tem um propósito, do inicio ao fim, e não foge dele em momento algum. Nada mais é do que encontrar um lugar para que esses brinquedos possam estar, possam dar sequência a sua função de alegrar.
Simples como sempre, o filme trata do assunto de uma forma admirável, você é levado para o filme a cada cena. É impossível não entender o que está acontecendo, está ali na sua frente de forma direta, cuspida na tela, só não enxergará quem não quiser. Todas as entrelinhas são faceis de entender, desde a importância de cada brinquedo, como se tratasse da imaginação de cada criança, montando uma aventura, até mesmo as interpretações adultas de personagens como é muito bem feita no caso do Ken (Namorado ou Marido da Barbie, sei lá!).
Nunca foi tão grande o elenco, nunca tivemos tantos brinquedos reunidos no mesmo casting, nunca foi tão presente o sentimento num desenho animado. Sim estamos falando de um desenho. Há sentimento no filme todo, é um filme de aventura com comédia, o que te prende e te entrete por si só, mas o drama empregado de forma sutil, toma proporções inesperadas e coloca o filme em uma apreensão notável.
O Desenrolar do filme é cheio de surpresas, com muitas histórias paralelas e interligações de personagens, mas, com certeza, os 20 ou 30 minutos finais são de uma profundidade tão grande, que não seria necessário enredo algum para que esse filme tivesse a merecida descrição discernida pelo critico Richard Corliss da revista Time: "Um clássico instantâneo"
As Cenas entram para a história do cinema, são imagens intensas e simples, não é necessário refletir para entender o que se passa na tela naquele momento, basta apenas sentir, e você sentirá.
De um bom gosto dificil de se achar, e de um capricho comum para a Pixar, Toy Story 3 é nostalgico e sincero, demonstra todo o carinho que o estúdio tem pela sua primeira franquia e põe os seus brinquedos num lugar merecido. Guardados na memória de quem os vêem.
A Franquia Cresceu e amadureceu, assim como as crianças que acompanharam a trajetória do Toy Story. 
Sortudos somos esses.
Toy Story 3 5 Pipocas
Toy Story 3, Lee Unkrich, 2010

7 comentários:

  1. Muito bom cara, Assisti os 2 primeiros e como todos, também gostei...
    Vou passar na sua casa e pegar a trilogia.
    Os prêmios justificam suas estrelas.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Toy Story 3 foi uma sequencia merecida para Toy Story 1 e 2, vale as estrelas!

    Adoro aquela cabeça de boneca.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e o filme. (:

    ResponderExcluir
  4. Vale ressaltar que a Pixar é do genial Steve Jobs...

    O Filme é fantástico mesmo, faz a união do simples (as preocupações dos personagens) com o sofisticado (os próprios personagens).

    Antes dessa trilogia eu não gostava de filmes de animação, no fim, o Steve Jobs estava certo: "As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas".

    ResponderExcluir
  5. Adorei o filme...Acho que ele foi feito especialmente para as pessoas que eram criança quando estreou o primeiro.. e que hoje já estão grandinhas... rsrs... prende mta a atenção, e mexe bastante com os sentimentos...

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque enrolo tanto pra ver esse filme.

    Toy Story foi a sequência da Pixar que deu certo. Será que vai ser o mesmo com Carros?
    Gosto de como eles conseguem se superar a cada longa. Fazem Wall-E e você pensa "nada pode ser melhor". Aí eles te dão um tapa na cara com Up e um soco no estômago com Toy Story 3.
    Mas mesmo assim minha fé em Carros não é tão grande.

    ResponderExcluir