terça-feira, 17 de maio de 2011

Eu Assisti: A Caixa

Tudo o que você tem que fazer é apertar o botão.

O que você faria se um homem com apenas metade do rosto aparecesse na sua casa com uma caixa com apenas um botão dentro e te dissesse: "Eu tenho uma oferta para fazer. Se você apertar o botão, duas coisas vão acontecer. Primeiro, alguém, em algum lugar do mundo, que você não conhece, vai morrer. Segundo, você vai receber um pagamento de um milhão de dólares. Você tem 24 horas". Tudo o que você tem que fazer é apertar o botão. E depois a caixa será reprogramada e a oferta feita para outra pessoa. E agora?

Norma Lewis (Cameron Diaz - Quero Ser John Malkovich), professora de filosofia é quem recebe essa oferta. Durante uma excelente trilha sonora, ela perde a bolsa do seu filho na escola, seu marido, Arthur Lewis (James Marsden), funcionário da Nasa, não é aprovado para ser um astronauta e Arlington Steward (Frank Langella) aparece com essa caixa. Durante metade de um dia essa idéia fica tomando conta da cabeça de Norma, até que, apesar de alguns argumentos do marido que parecia estar querendo convencer a si próprio também de que não era uma boa idéia apertar o botão, ela aperta. Pronto, as consequencias de uma remake moderno de Adão e Eva começam a avançar no filme, e não falo isso só por causa do "apertar o botão", mas também pela intrigante onipresença de Frank Langella (Superman Returns), que está em todo o lugar através dos seus "empregados".


O filme é um aspirante a Martin Scorsese, o tempo todo ambientado em um clima de suspense, medo do que vai vir na próxima cena e dúvida. Afinal, quem está nos "testando" com essa caixa? É obra divina? Ou são seres de outra planeta, motivo pelo qual a NASA está enfiada nesse filme na maioria das cenas? Quando desliguei o filme, vi que todas aquelas cenas sem sentido e ao mesmo tempo intrigantes ambientadas nos anos 80 me faziam lembrar de alguma coisa. É, isso mesmo. O Iluminado. Não é um clássico como este, mas estou feliz pelo que Richard Kelly conseguiu fazer. Não é sempre que vai dar para construir algo como Donnie Darko.

Além de todo esse clima, vale a pena assistir o filme e depois pensar. E se essa caixa estiver mesmo correndo o mundo? Quantos apertariam e quantos não? Vai sobrar alguém? E o sorriso de Steward? Significa "vida eterna" mesmo?

A Caixa A Caixa Acaa3 Pipocas

The Box, Richard Kelly, 2009

4 comentários:

  1. Nossa o filme parece ser muito bom mesmo, me faz lembrar dos senhores que controlam guerras, afinal com um aperto de botão ou uma assinatura, eles matam não uma, mas milhares e milhares de pessoas, e geram o mercado infinitamente rico de armamento, petróleo e mais N coisas.

    Pelo que entendi o filme deixa margem para discussão: "E você apertaria o botão?"

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade mesmo de ver, depois que li oo Vou passar na sua casa e pegar amanhã, Celine. Eu nem apertaria o botão, mas eu venderia a caixa pro governo dos EUA por uns 10 milhões, se funcionasse.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quando vi o trailer não percebi que o filme se passava nos anos 80. Só comecei a reparar depois de ler a crítica.

    Comecei a imaginar essa caixa nas mãos do casal de Foi Apenas um Sonho. Certeza que eles apertariam o botão, hein.

    ResponderExcluir